CULTURAMEIO AMBIENTEPOESIA

01/08/2025 10 mêses atrás

A "PL da Devastação” causa revolta entre ambientalistas e mobiliza manifestações por todo o país

Ambientalistas pressionam por veto total à PL 2.159/2021 e organizam protestos nacionais contra retrocessos ambientais

Por Dianny Cavagna

A recente aprovação da PL 2.159/2021, apelidada por ativistas e especialistas de “PL da Devastação”, acendeu um alerta vermelho entre ambientalistas, cientistas, juristas e movimentos sociais. A proposta, que flexibiliza as regras do licenciamento ambiental no Brasil, já foi aprovada pelo Senado e pela Câmara dos Deputados, e agora aguarda sanção ou veto presidencial até o dia 8 de Agosto.

Não se trata apenas de uma medida técnica. Essa PL escancara o desmonte institucional da proteção ambiental no país. É um convite para que crimes como o de Mariana e Brumadinho se repitam. Crimes esses que até hoje, não houve nenhuma responsabilização penal definitiva aplicada aos responsáveis pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana. Em 2024, a Justiça brasileira absolveu a Samarco, a Vale e outras sete pessoas, mesmo com os danos humanos, sociais e ecológicos ainda evidentes. Ecossistemas inteiros foram destruídos, vidas perdidas, patrimônios soterrados. Lembrando que um rio morto não se reconstrói com indenização.

Riscos em todo o país e danos já irreversíveis

Somente em Minas Gerais, existem hoje 23 estruturas classificadas com risco máximo de rompimento. O lucro da mineração supera qualquer custo com segurança. Para os grandes empreendimentos, a vida vale menos que o minério.

O problema, porém, não se limita às barragens. O desmatamento na Amazônia cresceu 91% nos últimos anos, impulsionado por mineradoras, madeireiras e setores do agronegócio. Estão destruindo a floresta e expulsando os povos originários. Essas ações afetam o clima do país inteiro, com secas no Sudeste, enchentes no Sul e aumento da insegurança alimentar.

É claro que há falhas nesses órgãos. Mas o caminho nunca será desmontá-los. Precisamos de mais fiscalização, não menos. Outro ponto crítico do projeto é a retirada de proteção para terras indígenas e quilombolas ainda em processo de demarcação, o que, legitima práticas ilegais como grilagem e violência contra os povos tradicionais.

Pressão pelo veto: manifestações começam dia 2 de Agosto

O presidente Lula declarou na noite de ontem o Veto parcial, mas é necessário cobrar o veto total.

Isso nos leva a mobilização nacional pelo veto integral do projeto, manifestações estão marcadas para os próximos dias. Sábado dia 2 de agosto, às 17h, ativistas, estudantes e movimentos ambientais se reuniram na Avenida Paulista, em São Paulo, para um grande ato de protesto. Ocorrendo também protestos simultâneos em várias capitais e cidades brasileiras, com faixas, cartazes e intervenções públicas exigindo o veto presidencial. O prazo para o presidente Lula tomar uma decisão vai até o dia 8 de Agosto.

A COP 30 está chegando. Como o Brasil pode se apresentar como referência ambiental se desmontar suas próprias políticas de proteção? Defender o meio ambiente é defender a vida.

A Terra vai continuar existindo com ou sem a gente. A pergunta é: queremos ser parte da regeneração ou da extinção? Precisamos agir agora. Precisamos pressionar. Precisamos estar nas ruas, manifestar em redes sociais e demonstrar a insatisfação do povo com tal retrocesso.

Poesia

Sou louca, sim

Você diz que sou louca.

Sou louca, sim.

Não nego minha loucura.

E digo mais:

Graças a Deus sou louca,

Pois é sendo assim

Que busco minha cura.

Não cura para a louca,

Mas cura para a alma.

Cura pra essa sociedade

Que sangra em sua calma.

Cura da amargura

Dos que já nem se amam —

Vivem de grana,

Enchem bolsos e derramam lama.

Destroem vidas, famílias,

Tudo pela vaidade.

Esquecem que só os pássaros

Cantam por liberdade.

Falo dos crimes,

Falo da Samarco, da Vale,

E do Agro que espalha destruição.

Querem lucro sobre a flora que chora,

Enquanto a fauna, amanhã,

Entrará em extinção.

Chamam de "simplificação",

De "flexibilização"...

Mas o nome verdadeiro é

Colonização.

Desrespeitam a Constituição,

Aplicam golpes ao cidadão.

Na hora do julgamento,

Se escondem como bebês chorões,

Pedem socorro àqueles

Que odeiam nossa nação.

E o povo, que se diz normal,

Aplaude essa situação colapsal.

Contrariam as próprias ideias —

"Bandido bom é bandido morto" —

Se for preto, pobre, favelado,

Vivendo de miséria.

Mas se o bandido for cristão,

Cidadão de bem,

Tudo termina em férias.

Sou louca, sim,

Porque os loucos não se calam.

Diante da injustiça, não se abalam.

Saem às ruas, gritam por mudança —

Não aceitam o silêncio

Enquanto mulheres, travestis, negros e indígenas

São mortos como se não tivessem alma.

Os loucos, às vezes, se perdem na embriaguez,

Mas seguem conscientes,

Lutando pela sensatez,

Num país que se perde

Pela falta de educação e lucidez.

Dizem que sou louca,

Mas os normais cantam hinos... para pneus.

Sou louca como foi Frida,

Simone, Maria, Bethânia,

Anita Garibaldi, Olga Benário —

Mulheres que abriram caminhos,

Provando que posso ser o que quiser.

Lutando contra o patriarcado

Que nos quer lavando louça,

Servindo um bando de Zés.

Também sou louca como Marighella,

Zumbi, Zapata — até o Papa,

Que por pregar o amor,

Foi taxado comunista de verdade.

Se ser louca é querer igualdade,

Então até Cristo foi louco

Sabe quem mais foi louco?

Van Gogh, Einstein, Tesla, Marie Curie —

Louca, mulher, e ainda chamada de vaca.

Mas toda mulher é vadia e fraca

Pra quem nunca viu Joana D’Arc

Com olhos de vingança,

Heroína amazônica,

Caminhando pra batalha.

Dizem que sou louca —

Mas louco é quem vive dizendo

Que não é feliz.

Já cantavam os Mutantes.

E Charle Brown que dizia

Que era só os loucos que sabia.

E digo mais:

Qualquer um que ousar pensar,

Que se recusar a se calar,

Será taxado de insano,

Principalmente por quem lucra

Com o silêncio dos humanos.

Porque neste mundo invertido,

Ser louco é ser vivo,

E ser são... é estar perdido.

(Poesia de Dianny Cavagna)

- Dianny Cavagna – Bióloga e mestranda em Ciências Ambientais

COMUNIDADE ♦ CONCURSO PÚBLICO

O concurso público já! Sem clientelismo , nepotismo ou coronelismo!

por Silvana Soares de Assis

Impugnação ao Processo Seletivo 001/2026 questiona contratações temporárias em São Thomé, cobra concurso público, denuncia risco de precarização, clientelismo e falta de impessoalidade, e defende transparência na gestão municipal e respeito à Constituição.

27/06/2026 3 horas atrás

CULTURA ♦ EVENTO ♦ COMUNIDADE ♦ HISTÓRIA

Arraiá do Sô João: Tradicional festa junina foi realizada com sucesso

por Redação

Dia de São João: a tradicional festa junina "Arraiá do Sô João" reuniu moradores e visitantes. Com missa, quadrilhas, música, fogueira, e comidas típicas, além da transmissão da vitória do Brasil sobre a Escócia, o evento celebrou mais de 50 anos de tradição.

26/06/2026 1 dia atrás

COMUNIDADE ♦ MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Clima Tropical de Altitude: As quatro estações na ‘Montanha Mágica’

por Redação

São Tomé das Letras possui clima tropical de altitude, com verões amenos e chuvosos e invernos frios e secos. Devido à altitude e ao solo de quartzito, a temperatura despenca rapidamente à noite, sendo indispensável ter sempre bons agasalhos em vista.

24/06/2026 3 dias atrás

TURISMO ♦ COMUNIDADE ♦ PATRIMÔNIO ♦ PIRÂMIDE ♦ PARQUE ANTÔNIO ROSA

Casa Pirâmide: Patrimônio coletivo e tentativa de privatização

por Redação

Símbolo da nossa cidade, a Casa Pirâmide foi construída na década de 1970 e integra o Parque Antônio Rosa. A construção se tornou patrimônio afetivo da cidade e sua suposta privatização está cercada por debates sobre preservação, uso público e futuro.

23/06/2026 4 dias atrás

CULTURA ♦ EVENTO

Arraiá do Sô João: Tradição junina reúne a comunidade nesta quarta

por Redação

Há mais de cinco décadas, a celebração reúne fé, partilha, comidas típicas e quadrilha na Rua Jefferson Gonzaga, preservando saberes populares, fortalecendo laços entre gerações e renovando o sentido comunitário das festas juninas tradicionais.

22/06/2026 5 dias atrás

SAÚDE ♦ DOAÇÕES ♦ ANIMAIS ♦ COMUNIDADE

Inverno na Montanha: Entidade promove campanha para agasalhar animais

por Redação

Com a chegada do inverno, a campanha AUgasalho, promovida pela Dogs de Thomé e colaboradores, distribui roupinhas para cães de rua e arrecada doações. A iniciativa busca proteger animais vulneráveis das baixas temperaturas e do abandono. Saiba como você pode colaborar.

21/06/2026 6 dias atrás

MEIO AMBIENTE ♦ COMUNIDADE ♦ FAUNA E FLORA

Flora local: Candeia, uma personagem típica de nossas paisagens

por Redação

A candeia é uma árvore típica das montanhas do sul de Minas, presente em São Tomé das Letras. Importante para a biodiversidade e produção de óleo medicinal, mas sofre com invasões de espécies exóticas, como a braquiária, exigindo ações de recuperação ambiental.

19/06/2026 8 dias atrás

SAÚDE ♦ DOAÇÕES ♦ ANIMAIS ♦ COMUNIDADE

Animais de rua em São Tomé: Solidariedade da população supre ausência do poder público

por Redação

Em São Tomé das Letras, cães e gatos de rua sobrevivem graças ao trabalho de voluntários. Sem setor municipal de zoonoses e com pouca atuação do poder público, moradores promovem resgates, adoções e castrações para enfrentar um problema de saúde pública.

17/06/2026 9 dias atrás

CULTURA ♦ COMUNIDADE ♦ HISTÓRIA

Topônimo: O nome oficial é São Tomé com ou sem H?

por Pepe Chaves

Pelas normas atuais, o correto é São Tomé das Letras, sem H. Embora a grafia “São Thomé” seja usada por tradição local, ela não foi oficializada. O nome legal do município depende de lei estadual, e a Prefeitura deve adotar a denominação prevista em lei.

16/06/2026 10 dias atrás

CULTURA ♦ COMUNIDADE ♦ UFOLOGIA ♦ HISTÓRIA

História: Tatá Noronha e o imaginário místico de São Tomé das Letras

por Redação

Tatá Noronha foi um dos principais pesquisadores dos mistérios da região. Por cerca de 50 anos ele reuniu relatos ufológicos, históricos e folclóricos. Foi autor de importantes livros que ajudaram a consolidar a fama mística de São Tomé das Letras.

14/06/2026 13 dias atrás

EVENTO ♦ COMUNIDADE ♦ UFOLOGIA ♦ HISTÓRIA

Ufologia: São Tomé, um “hot spot” da ufologia nacional

por Redação

Cidade reúne características que alimentam sua fama ufológica: montanhas, amplos horizontes, baixa poluição luminosa e tradição mística. Relatos e registros ajudam a consolidar a ufologia como parte da identidade local. Evento em julho aquece a ufologia na cidade.

11/06/2026 15 dias atrás

MEIO AMBIENTE ♦ COMUNIDADE ♦ PATRIMÔNIO ♦ PARQUE ANTÔNIO ROSA ♦ HISTÓRIA

Crimes contra o patrimônio: Pichações na Pirâmide denunciam o desleixo

por Redação

Nossa reportagem constatou pichações por toda a Casa Pirâmide, um dos principais cartões-postais da cidade. O problema também atinge outros patrimônios do Parque Municipal Antônio Rosa, que sofre com lixo, falta de lixeiras e abandono administrativo.

09/06/2026 17 dias atrás